8 de set. de 2010

A questão da estética - introdução

É comum nos dias de hoje vermos alguns locais de prestação de serviço com o nome “clínica de estética”. Embora exista relação, não é exatamente esse o sentido do termo estética nas investigações filosóficas. Podemos afirmar que as questões estéticas giram em torno do conceito de belo/beleza, analisando as diversas formas de manifestação artística do ser humano.
Algumas questões podem ser levantadas no tema, como: o que faz com que uma obra de arte seja considerada bela? Qual a função da arte? Existe uma beleza que seja universal, que agrade a todos, ou depende do gosto de cada um? O que é arte?
De todas as questões supracitadas a mais difícil de responder é a última. Não há dúvida de que a arte é uma das dimensões da vida humana. É só olharmos a nossa volta pra ver como ela está presente – cinema, música, literatura, teatro, pintura, escultura. Mas, o que define uma obra de arte? Vamos levar em consideração aqui que a arte é o que visa a beleza, é uma manifestação que busca causar satisfação a quem a observa.

Nenhum comentário: